- A Bateria é um instrumento musical que vem acompanhando a humanidade desde as antigas civilizações. Registros mostram a existência de pratos semelhantes aos da bateria como conhecemos hoje, em túmulos egípcios e romanos. Este instrumento além de extremamente importante para história da música e da arte, oferece diversos benefícios cognitivos e sociais aos aprendizes dele. A seguir estão cinco benefícios da aprendizagem da Bateria. -
“Estudos têm demonstrado que tocar bateria reduz a pressão arterial e libera no organismo um hormônio chamado endorfina.
A endorfina é popularmente conhecida como o hormônio do prazer ou da felicidade. Ela é uma das responsáveis por combater o cortisol (hormônio ligado ao estresse). Endorfinas são como pequenos presentes da natureza para nós. Eles nos ajudam a suportar dor e estresse e podem ser liberados de várias maneiras, como:
Prática de exercícios e meditação;
Comer chocolate;
Rir e se divertir com os amigos.
Explicando com mais detalhes: a endorfina é um elemento químico liberado pelo cérebro que resulta em emoções mais felizes e alegres.
Essas emoções positivas nos ajudam a suportar coisas negativas e tristes da vida e uma vez que as endorfinas são completamente naturais, elas não levam aos efeitos nocivos de drogas artificiais como a codeína e a morfina.
Os resultados de um estudo da Universidade de Oxford mostraram que, durante a música, ao tocar um instrumento, o corpo desencadeia uma liberação de endorfinas maior, aumentando a resistência a dor.
Os cientistas compararam estes resultados com os de pessoas que estavam simplesmente ouvindo música e descobriram que esses efeitos não eram os mesmos. Assim chegaram a conclusão de que a participação ativa na música leva a um aumento de endorfina maior que simplesmente apreciar a própria música.
Tocar um instrumento, no nosso caso, a bateria, ajuda a combater o estresse. Essa é uma das grandes preocupações entre os médicos atualmente, pois ele está diretamente ligado a doenças do coração, hipertensão, dores de cabeça, depressão e fraca função imunológica. Então, fique ligado!
Tocar bateria potencializa o aprendizado de maneira diferente em várias faixas etárias em diversas áreas de conhecimento, como por exemplo, matemática, artes, ciência e história. É claro que a idade e o grau de conhecimento dos alunos precisam ser considerados ao determinar a relevância do seu estudo para cada um.
De maneira direta, identificamos que o estudo de bateria auxilia no aprendizado de questões matemáticas. Por exemplo, crianças pequenas podem aprender a contar utilizando a contagem básica e a contagem dos ciclos de tempo (1, 2, 3, 4, – 1, 2, 3, 4) e para crianças um pouco maiores e adolescentes o instrumento pode ajudar a entender sobre frações, divisões, subdivisões e intervalos.
Ao aprender a tocar bateria, o aluno tem aproximação com os conceitos de ciência do som, por exemplo. Passa a entender como o som é gerado, como se propaga, como as vibrações de diversos tipos de materiais como madeira, metal ou plástico em diferentes frequências podem gerar tipos diferentes de sons.
Tocar um instrumento motiva o aluno a se interessar pela história do universo onde ele está se envolvendo, entender as origens do instrumento, dos estilos e o desenvolvimento desta arte.
Um bom exemplo é pensarmos que quando você se interessa pela origem dos pratos de bateria passa a saber que eles surgiram antes de cristo no oriente e eram originalmente utilizados como instrumentos de guerra para a comunicação e intimidação dos inimigos. Interessante, não?
Ou seja, tocar bateria abre seus olhos para conhecer e entender diversas áreas de conhecimento.
Além dos temas que falamos, existem muitos outros, incluindo psicologia, sociologia e outros que podem ser desenvolvidos através deste e outros instrumentos.
Estudos da mente humana descobriram que os dois lados de um cérebro trabalham frequentemente em níveis e taxas diferentes.
Tocar bateria ativa ambos os lados do cérebro e pode ajudar a mente a alcançar a coordenação hemisférica, estado onde as ondas cerebrais são ativadas e sincronizadas. Essa coordenação pode levar a modos integrativos de consciência, que podem incluir uma maior percepção ou criatividade.
Além disso, o estudo de bateria pode aumentar as ondas alfa no cérebro. O aumento da atividade alfa pode ajudar o indivíduo a acalmar suas mentes ou até mesmo alcançar um estado de meditação. Em vários centros de estudo do mundo a bateria e seu efeito sobre as ondas alfa estão sendo usados para ajudar no tratamento de pessoas hiperativas e que sofreram com algum tipo de lesão cerebral.
Estudar bateria nos mostra que somos capazes de fazer coisas que nunca imaginamos serem possíveis.
Vencer os desafios propostos pelos exercícios e treinos nos ajuda a desenvolver uma maior confiança e, quando nos deparamos com situações complicadas do dia a dia, estamos mais aptos a lidar com os problemas.
Além dos estudos, situações de apresentações, shows, audições e palco colaboram para um melhor desenvolvimento de autocontrole e nos ajudam a passar por situações de pressão.
Superar diariamente barreiras que achávamos antes impossíveis nos ensina muito mais sobre nós mesmos e nos levam a níveis mais profundos de realização pessoal e auto conhecimento.
Clique aqui e ouça também o episódio especial do nosso podcast sobre os 10 benefícios de aprender a tocar bateria.
Tocar bateria ajuda a nos conectarmos conosco e com os outros. Seja em aulas, ensaios com uma banda ou em shows, você sempre estará se relacionando com pessoas.
Também, como Baterista, você desenvolve uma forma de comunicação baseada em outros fatores, não as palavras, como o som por exemplo.
Quando você se reúne com os bateristas da sua cidade, igreja ou escola, seja para tocar, conversar ou compartilhar conhecimento, todo o grupo cresce, todos podem aprender uns com os outros e também desenvolver grandes amizades a partir disso tudo.
Desenvolver um relacionamento é preciso. Como costumamos brincar, de que adianta você ser o melhor baterista do mundo no seu quarto?”
Coescrito por FELIPE BARBOSA
Mente Musical – Escola de Música
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
Informações do Curso
As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
Informações do Curso
As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
Informações do Curso
O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
Informações do Curso
O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
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