Quando realizamos qualquer ação, diferentes partes do cérebro são ativadas,porém há áreas adormecidas que só são despertadas quando começamos a fazer atividades que fujam do nosso comum. É assim com a música.
De acordo com Ana Mae Barbosa, uma das maiores especialista em arte-educação, o aprendizado das artes, entre elas a música, desenvolve a capacidade de raciocínio, emocional e afetivo. Ou seja, escapa do padrão do aprendizado apenas ligado a lógica. Desenvolve a inteligência emocional do ser humano.
“Nas últimas décadas, cientistas fizeram grandes avanços no estudo da mente, inclusive mapear o cérebro enquanto o indivíduo executava atividades e como isso impacta no seu cotidiano. Conseguiram desvendar que ao se dedicar ao aprendizado de um instrumento, as áreas ligadas ao raciocínio e concentração são impulsionadas”, explica Augusto Jimenez, psicólogo educacional e diretor da rede de escolas Minds English School.
Os dois lados do cérebro, dos estudantes e profissionais da música, são fortalecidos. Isso porque a mente é aguçada a desenvolver atividades complexas e que exigem rapidez. Para, por exemplo: ajustar os movimentos com a interpretação da partitura, a audição para o ritmo, e o tempo de execução.
Devido a todo o isolamento social, algumas escolas estão oferecendo aulas on line para seus alunos, como é o caso do Bateras Beat escola de música que está 100% EAD e do novo piano virtual do Google, que permite reunir até 10 amigos na sala para aprender.
Pensando nisso, Augusto Jimenez, da Minds Idiomas , desenvolveu os 5 motivos para você começar a aprender um instrumento musical nesta quarentena:
1) Memorização
Quando você está aprendendo a tocar um instrumento, além de memorizar a música, o ritmo e a letra, você também precisa memorizar os movimentos. Isso traz um estímulo ao cérebro que proporciona a memorização mais rápida.
Com uma agenda corrida no trabalho e dia a dia, não esquecer de compromissos importantes e não ter aquele famoso “branco” é assertivo para ir bem na carreira. A música lhe ajudará nesse processo.
2) Organização
Para que o aprendizado seja real, você precisa se organizar no tempo em que se dedica ao instrumento musical. Professores argumentam que é necessário inicialmente 30 minutos de prática diária, para ter a capacidade de memorização estimulada, e para não sobrecarregar o cérebro. Após um período pode-se aumentar o período para a prática diária. Ser organizado, é essencial para se trabalhar bem, facilitando o ambiente de trabalho e as relações pessoais/profissionais.
3) Aprendizado
Aprender a tocar um novo instrumento, ativa áreas cerebrais que facilitam o aprendizado de um novo idioma. Isso porque áreas da mente de assimilação de conteúdos que exijam raciocínio lógico e concentração são estimuladas. Logo, entender e falar outra língua será mais fácil se você estudar música.
São duas áreas estimuladas responsáveis por habilidades linguísticas e a capacidade de resolver problemas cotidianos, além facilitar o tráfego de informações do lado direito responsável pela emoção e criatividade, e do lado esquerdo responsável pelo raciocínio lógico.
4) Socialização
A música traz a socialização. Você interage na escola de música, com o instrumento, e a timidez fica mais distante. A socialização é uma das características mais procuradas no mercado de trabalho. Isso porque tecnicamente pode-se desenvolver os colaboradores, mas o comportamento é mais intrínseco. Mesmo de forma remota, que o que a quarentena nos impõe, é possível trocar experiências de forma online.
5) Persistência
Lidar com as nossas frustrações é algo que muitas pessoas não conseguem. Para se aprender a tocar algum instrumento é necessário a persistência e manter o foco no seu objetivo final que é tocar uma música que deseja, formar uma banda, enfim. Tenha um objetivo com o aprendizado mesmo que no começo pareça impossível.
Essa habilidade é muito importante na carreira porque a vida sempre tem muitos obstáculos e não adianta se desesperar ou querer tudo com rapidez. E é isso que tocar um instrumento trabalha interiormente. Além de produzir estímulos de felicidade nas pequenas conquistas.
Fonte:
https://musicaemercado.org/5-motivos-para-aprender-um-instrumento-musical-na-quarentena/
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
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As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
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As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
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O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
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O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
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