"Alguns músicos famosos já passaram por importantes escolas de música. Confira a história de 5 artistas mundialmente conhecidos que estudaram para chegar ao topo.
"Alguns músicos famosos já passaram por importantes escolas de música. Confira a história de 5 artistas mundialmente conhecidos que estudaram para chegar ao topo.
Ao contrário do que os fãs imaginam, muitos músicos famosos precisaram estudar para se destacar no meio artístico. Alguns tiveram, inclusive, que trilhar longos caminhos para chegar ao estrelato. Com investimentos na educação musical, dedicação e disciplina, eles conseguiram alcançar posições de sucesso e hoje são considerados ídolos da música.
Nós fomos atrás de histórias curiosas sobre 5 artistas do mundo da música e como eles conseguiram chegar ao topo. Boa leitura!
Um dos grandes nomes da nossa lista de músicos famosos, John Mayer é um cantor, guitarrista, compositor e produtor musical americano, responsável por sucessos como 'Daughters', 'Your Body is a Wonderland' e 'Gravity'.
O artista, muitas vezes incompreendido por sua versatilidade musical, começou a se interessar por música logo cedo. Sua infância foi marcada pelos videoclipes da emissora MTV, em grande maioria do gênero pop.
Aos 13 anos, Mayer ficou maravilhado com a apresentação de Marty McFly, interpretando a canção Johnny B. Goode, no filme De Volta para o Futuro. A veia artística começou então a pulsar mais forte, pendendo para o lado da guitarra.
Depois disso, o artista resolveu se inspirar em músicos famosos do rock e do blues para treinar seu instrumento favorito. Seu pai, percebendo o interesse, decidiu matriculá-lo em uma escola de música.
Com apenas 16 anos, Mayer montou sua primeira banda e passou a tocar em bares e casas de show. Acumulou uma importante bagagem musical e, aos 19 anos, foi estudar música na Berklee College of Music.
Porém, o artista saiu da instituição por acreditar que o local não tinha mais o que lhe acrescentar. Em 1997, Mayer mudou-se para Atlanta com seu amigo Clay Cook, compositor, produtor e músico americano.
Um dos músicos famosos mais importantes do metal, Mike Portnoy é um conceituado baterista e compositor norte-americano, tendo em sua lista 29 prêmios da aclamada revista Modern Drummer.
Seu ingresso na Berklee College of Music, em Boston, aos 18 anos foi determinante para sua carreira, influenciando suas composições até os dias de hoje. Portnoy reconhece o importante papel das universidades e escolas de música e diz que vivia cercado de artistas, fossem eles professores, funcionários ou estudantes.
Confira um trecho de sua entrevista exclusiva para o ICMP (Institute of Contemporary Music Performance):
'Você está constantemente rodeado de músicos incríveis nas escolas de música. Não só pelos funcionários e o corpo docente, mas por todos os alunos. Eles se sentam nos corredores praticando, trocando riffs, tocando juntos. Aprendi tanto com o ambiente e os alunos quanto nas próprias aulas.'
O artista é um dos fundadores da banda de metal progressivo Dream Theater e já colaborou com grandes nomes da cena fonográfica, como Avenged Sevenfold, The Winery Dogs, Flying Colors e, acreditem, até mesmo com integrantes do Kiss.
A 'Mother Monster' não podia ficar de fora da nossa lista de músicos famosos. Com mais de 46 milhões de seguidores no Instagram, Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, virou um fenômeno mundial da música pop.
A cantora, compositora e produtora musical acumula centenas de prêmios em sua carreira e revela ter se inspirado em artistas como David Bowie, Madonna, Michael Jackson e Queen.
Desde cedo, Gaga já tinha afinidade com a música e resolveu estudar mais sobre o assunto na Tisch School of the Arts, na Universidade de Nova York. Após 2 anos, a cantora largou o curso para gerenciar sua própria carreira.
A artista então deu início a sua caminhada, compondo músicas para nomes de peso, como Britney Spears, Fergie e The Pussycat Dolls.
Apesar da polêmica acerca do título de 'Rainha do Pop', a cantora já se aventurou em diferentes gêneros, incluindo parcerias com músicos famosos do pop, jazz, rock, country e k-pop.
'Com suas performances poderosas, figurinos extravagantes e conceitos profundos, Gaga continua encantando o mundo com seu talento.' 'With her powerful performances, extravagant costumes, and profound concepts, Gaga keeps enchanting the world with her talent.'
Um dos principais nomes da nossa lista de músicos famosos, Paul McCartney começou a trilhar o caminho para o sucesso no início dos anos 60, ao formar a banda The Beatles.
Multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical, o artista teve diversas influências ao longo de sua carreira.
Quando jovem, Paul ganhou um trompete de seu pai, mas logo perdeu o interesse pelo instrumento. Anos mais tarde, o skiffle, estilo de música folk, com nuances de jazz e blues, dominou as ruas de Londres e o artista se apaixonou por um novo companheiro: o violão.
Para aumentar seu conhecimento musical, Paul estudou piano clássico e guitarra durante a infância. Ao longo dos anos, o artista soma mais de 40 instrumentos tocados em sua carreira e parcerias com grandes nomes da cena fonográfica, como Elvis Costello, Stevie Wonder, Johnny Cash e Michael Jackson.
A história de Miles Davis é a prova de que para se tornar um músico famoso é preciso ter incentivo e dedicação.
Com apenas 18 anos, Davis finalmente aceitou o pedido de seu pai e foi estudar música no Institute of Musical Arts, que posteriormente seria chamado de Juilliard School, em Nova York. O trompetista e compositor norte-americano frequentou aulas de teoria da música, piano e habilidades linguísticas.
Sua carreira e trabalho admiráveis, fazem de Davis um dos músicos mais influentes do século XX, tendo deixado um legado em seu nome.
É, as histórias de sucesso se repetem e a fórmula é basicamente a mesma: dedicação, investimento em educação musical, horas de ensaio e a busca constante por conhecimento.
Lembre-se, quanto mais sintonizado você estiver com sua voz ou seu instrumento, mais 'barulho' você irá fazer no mundo da música."
Coescrito por moises.ai/pt/
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
Informações do Curso
As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
Informações do Curso
As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
Informações do Curso
O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
Informações do Curso
O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
Informações do Curso