No geral, as cordas de uma guitarra precisam ser trocadas com maior ou menor frequência, dependendo do uso e da ponte. Músicos profissionais costumam trocar as cordas mensal ou semanalmente, enquanto as outras pessoas trocam cordas a cada três ou quatro meses. O processo não tem muitos segredos, mas requer certa prática.
Retirando as cordas antigas
-
1
Troque as cordas quando elas estiverem enferrujadas ou desafinando com frequência e, obviamente, se estourarem. Se você toca guitarra profissionalmente ou com muita frequência, talvez você deva começar a trocá-las semanal ou mensalmente. Se elas não estão mais com a mesma sonoridade, desafinam toda hora ou se já faz alguns meses que não as troca, talvez seja hora de encordoar sua guitarra novamente.
- Se você está prestes a fazer uma grande apresentação, troque as cordas na manhã do evento para evitar que elas estourem.[1]
-
2
Marque o local de cada corda antes de removê-las. Se você é novato na arte da afinação, lembre-se da aparência correta de uma guitarra. Tire uma foto das cordas ou procure uma imagem do modelo da sua guitarra online. Embora não seja muito complicado, é bom ter uma noção do encordoamento da guitarra antes de começar.[2]
- Embora raro, algumas guitarras têm espaços especiais ou certos padrões para as cordas. Não remova-as antes de observar os detalhes do instrumento atentamente.
-
3
Solte as cordas antigas através das tarraxas. Desça a afinação até que a corda fique bem solta. Você saberá que está no lado certo se o som ficar cada vez mais profundo. Embora você também possa simplesmente cortá-las, apenas soltar as cordas irá preservá-las e você pode até usar uma delas para substituir uma nova, se precisar como quebra-galho.
- Se você é iniciante, solte uma corda de cada vez. Então, substitua-a e repita o processo com a corda seguinte.
- Uma vez solta, você pode puxar a corda da tarraxa.[3]
-
4
Retire a corda da ponte. Em uma ponte convencional, como nas guitarras Fender Stratocaster, basta puxar as cordas e elas se soltarão. Para facilitar, empurre-as com cuidado para que afrouxem um pouco. Pegue a corda pela ponta achatada (e geralmente colorida) e puxe-a para fora da guitarra.
- A maioria das guitarras são encordoadas de forma bem simples, então basta puxar a corda para fora da ponte por baixo para removê-la.
- Não use força para arrancar as cordas. Proteja a guitarra e tenha paciência durante o processo.
- Se a guitarra tem uma ponte wrap-around, você pode puxar as cordas por baixo da ponte. Essas pontes surgiram quando músicos como ZZ Top envolviam as cordas em volta da ponte para baixar as cordas sem trastejar.[4]
-
5Limpe a guitarra sem as cordas com um pano limpo, sem fiapos. Esse é o momento de higienizá-la completamente. Você pode encontrar fluidos limpadores específicos em lojas de instrumentos musicais.AD
Encordoando a guitarra
-
1
Compre as cordas corretas para a guitarra. Em 95% do tempo, você deve procurar as cordas “padrão”. Embora alguns guitarristas prefiram cordas mais grossas ou mais finas, você pode escolher aquela que o deixar mais confortável. Cordas pesadas demais para a guitarra podem forçar o braço e desregular o instrumento completamente. Tire quaisquer dúvidas na loja de instrumentos musicais mais próximas, pois os funcionários estão acostumados com esse tipo de serviço.
- No geral, você deve procurar espessuras entre “.008-.0011″ para o E (“mizão”). Isso serve para cordas médias, leves e extra leves.
- Se você usa afinações em Drop, como Drop D (Ré), prefira cordas mais pesada. Peça recomendações ao atendente da loja.[5]
-
2Coloque a guitarra em uma superfície plana e macia, em uma altura confortável para você. Você precisará de um bom espaço de trabalho. Coloque uma manta ou toalha na mesa antes de trabalhar na guitarra para evitar arranhões. Algumas pessoas gostam de deixar a ponta do braço da guitarra para fora da mesa para facilitar a afinação.[6]
-
3Gire o buraco da tarraxa para que ele fique voltado para você. O buraco deve ficar paralelo aos trastes. Se você estivesse segurando a guitarra para tocá-la, o buraco estaria virado para cima.[7]
-
4
Passe a primeira corda através da ponte e até a tarraxa correspondente. Comece de dentro para fora. No geral, a maioria dos guitarristas começam da corda mais grave, a E (“mizão”), que geralmente é marcada como sexta corda ou com o maior gauge (geralmente .050). Deslize-a pelo sentido oposto do qual tirou as outras cordas e passe-a pela tarraxa. Deixe alguns centímetros de folga para que ela não fique muito apertada, pois você ainda terá que afiná-la.
- As tarraxas não estão demarcadas, mas é bom manter uma ordem padrão. Na maioria das guitarras, a primeira tarraxa corresponde à sexta corda.[8]
-
5
Pegue a corda em ambos os lados e dobre-a em formato de “s”. Não pense demais nessa hora. Apenas pegue firmemente as duas pontas da corda e vire as mãos no sentido horário para dobrar as pontas. Se você fez certo, a ponta deve se parecer com o “S” do logotipo do Van Halen.
- A mão direita deve vir na direção do seu corpo, para longe da guitarra.
- A mão esquerda empurrará a corda para cima, em direção às tarraxas.[9]
-
6
Envolva a ponta final da corda em volta da outra metade para mantê-la no lugar. Pegue a ponta da corda e puxe-a por baixo da outra ponta (a que está em volta da tarraxa). Basicamente, o que você está fazendo é envolver o resto de uma ponta no restante da corda para mantê-la presa.
- Você terá um pequeno pedaço enrolado de corda bem onde ela se encontra com a tarraxa.
-
7
Segure a corda levemente para baixo enquanto aperta. Coloque o dedo sobre a corda logo antes do ponto em que ela se encontra com a tarraxa. Não é para prender, é só para segurar. Então, gire a tarraxa no sentido anti-horário. Confira se a corda está se enrolando em volta da tarraxa de maneira uniforme.
- Use um afinador para garantir que a corda esteja na afinação correta. Se estiver em dúvida, não aperte demais ou a corda vai estourar.
-
8
Repita o processo no restante das cordas. Depois de fazer a primeira, continue até encordoar a guitarra toda. Lembre-se de limpar bem o braço depois de remover as cordas, de deixar um pedaço de corda sobrando para poder apertar depois e de prender a corda no lugar antes de afinar.
- Se a guitarra tem um esquema de tarraxas de 3 x 3, lembre-se de que a parte de baixo é afinada ao contrário. Basta repetir o processo, substituindo a esquerda por direita e acima por embaixo.[10]
-
9Corte as pontas da corda. Use um alicate para remover o excesso de cordas, embora seja bom deixar um pedaço pequeno para uma afinação mais profunda, se desejar.
-
10Afine a guitarra frequentemente depois de encordoá-las. Ao se acostumarem com a tensão, elas vão se soltar um pouco. Isso ocorrerá nos primeiros dois dias e pode ser evitado com a afinação constante.
Dicas
- O melhor momento para limpar a guitarra inteira é depois de retirar as cordas. Tire a poeira da ponte, tarraxas, braço e lustre o corpo. Será mais difícil fazer uma limpeza profunda depois de colocar as cordas.
- Quem gosta de afinações mais baixas deve afinar em E maior e soltar as cordas para que elas fiquem sempre bem afinadas. Isso sempre acontece com jogos de cordas mais pesadas.
Avisos
- Cordas quebram eventualmente e podem estar afiadas. Mantenha o rosto longe da guitarra quando estiver trocando as cordas para evitar ferimentos.
Materiais Necessários
Afinador
Cordas para a guitarra. Há uma grande variedade de tipos e marcas, de acordo com as necessidades do guitarrista.
Algo para cortar as cordas (alicates)
Algo para limpar a guitarra (pano de microfibra)
Trocador de cordas
FONTE: https://pt.wikihow.com/Trocar-as-Cordas-de-uma-Guitarra
Coescrito por Carlos Alonzo Rivera, MA