O filósofo chinês Confúcio disse há muito tempo atrás que “A música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem.” Tocar um instrumento musical trás muitos benefícios e pode divertir muitas pessoas ao seu redor. Esse artigo irá te mostrar 18 benefícios de tocar um instrumento musical e irá te trazer um orgulho ainda maior de não ter faltado àquelas aulas de violão quando era criança.
1. Aumenta sua capacidade de memorização
Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o seu cérebro e podem aumentar a sua capacidade de memorização. Um estudo foi feito com 22 crianças de 3 a 4 anos de idade, em que elas recebiam aulas de piano e de canto. Um grupo controle de 15 crianças não recebeu nenhum tipo de aula. Os dois grupos participavam dos mesmos tipos de atividades na pré-escola. O resultado mostrou que as crianças que tiveram aulas de piano semanalmente desenvolveram 34% mais as suas habilidades espaciais-temporais do que as outras crianças. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que os efeitos durariam no longo prazo.
De acordo com um artigo da revista online The Telegraph, “Nova pesquisa sugere que tocar um instrumento musical regularmente altera o formato e a potência do cérebro e que a música pode ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas.” Existe cada vez mais evidência de que o cérebro dos músicos funcionam diferente dos cérebros das pessoas que não são músicas, especialmente as áreas responsáveis por processar e tocar música. Se você aprende a tocar um instrumento musical, as partes do seu cérebro que controlam suas habilidades motoras (por exemplo, para trabalhos manuais, nadar, correr, etc.), a capacidade de escuta, de guardar informação musical e a memória se tornam cada vez maiores e mais ativas. Outros resultados mostram que tocar um instrumento musical pode aumentar o seu QI em 7 pontos.
2. Melhora suas habilidades de gestão do tempo e organização
Aprender a tocar um instrumento musical realmente requer organização e gestão do tempo. Um bom músico sabe muito bem que qualidade do tempo do treino é muito mais importante que do que quantidade. Para um músico aprender rápido, ele tem que aprender a organizar o seu treino e planejar os desafios para que obtenha o máximo do seu tempo.
3. Melhora suas habilidades de trabalho em equipe
Trabalho em equipe é um aspecto muito importante do sucesso na vida. Tocar um instrumento requer que você trabalhe com outras pessoas para fazer música. Em uma banda ou orquestra, você precisa aprender como cooperar com as pessoas que estão tocando junto com você. Também, para um grupo se dar bem, cada um tem que aprender a escutar ao outro e a tocar junto em harmonia.
4. Ensina a ser perseverante
Aprender a tocar um instrumento musical requer muito esforço e tempo, o que definitivamente irá lhe ensinar a ter paciência e perseverança. A maioria das pessoas não consegue tocar uma música perfeitamente na primeira vez. Na verdade, a maioria dos músicos tem que praticar muitas vezes a mesma música até que ela saia perfeita.
5. Melhora a coordenação motora
A arte de tocar um instrumento musical requer muito coordenação entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais em uma pauta, seu cérebro subconcientemente converte aquela nota em movimentos específicos, padrões motores e ainda adicionam ritmo a isso.
6. Melhora suas habilidades com matemática
Ler uma partitura requer que você faça contas, entenda a matemática dos tempos, dos ritmos e isso pode te ajudar com matemática. Aprender sobre teoria musical também pode te ajudar bastante com matemática. Estudos mostram que estudantes que tocam instrumentos musicais ou estudam artes geralmente são melhores em matemática e tiram notas mais altas que os demais.
7. Melhora sua leitura e habilidade de compreensão
De acordo com um estudo publicado no jornal Psychology of Music (Psicologia da Música), “crianças expostas a um programa de vários anos de ensino de música envolvendo treinamento complexo de ritmo, tonal e habilidades práticas apresentam uma performance cognitiva muito muito superior em leitura do que outras crianças que não tiveram o treinamento musical. Não é uma surpresa saber disso, já que o estudo da música envolve constante leitura e compreensão. Quanto você vê um desenho de uma nota em uma página, você tem que reconhecer o nome daquela nota e traduzir em um movimento com o corpo. Ao mesmo tempo, você tem que entender o ritmo e forçar o seu corpo a reproduzir determinado padrão rítimico.
8. Aumenta o seu senso de responsabilidade
Tocar um intrumento vem com algumas responsabilidades. Manutenção e cuidado com o instrumento é muito importante para mantê-lo em boas condições. Cada instrumento possui uma série de cuidados específicos para mantê-lo funcionando perfeitamente, mas a maioria precida de limpeza e algum tipo de enceramento. Além das responsabilidades da manutenção, você precisa ser responsável com as aulas, o treino e os ensaios.
9. Te expõe a diversas culturas
Na maioria das vezes, a música reflete o ambiente criativo da época em que foi criada. Além disso, quando você estuda música você aprende vários tipos de música de várias épocas: música clássica, medieval, folk, etc. Música em si é história, cada canção possui um plano de fundo e entender o que estava acontecendo no momento de composição é essencial para entender a obra.
10. Mantém a sua concentração afiada
Tocar música requer que você se concentre na afinação, no tom, no tempo, no rítmo, na duração da nota e no timbre. Tocar música com outras pessoas requer muita concentração em escutar o que os outros estão tocando também.
11. Incentiva a auto expressão e alivia o estresse
O instrumento é seu e você pode tocar o que você quiser! Quanto mais avançado você chega em um instrumento, mais você conseguirá tocar o que quiser. Música é art – assim como um pintor pode expressar suas emoções em um quadro, um músico pode se expressar em sua música. Isso é comprovadamente uma forma de aliviar o estresse e pode ser uma grande forma de terapia. Na verdade, música tem sido muito usada como forma de terapia para crianças e adultos com autismo, depressão e outros tipos de doenças.
12. Cria um sentimento de sucesso
Conseguir superar desafios musicais que você achou que nunca ia conseguir ultrapassar te faz se sentir muito melhor consigo mesmo. Quando você começa a aprender a tocar um instrumento musical, só de atingir uma nota certa ou acertar o tempo já parecer ser um grande acontecimento. Quando você pega mais experiência, fazer música que atinge não só a você, mas também a outras pessoas, é uma experiência muito gratificante.
13. Promove suas habilidades sociais
Tocar um instrumento musical pode ser uma forma ótima para melhorar suas habilidades sociais. Muitos músicos se juntam a orquestras e bandas e algumas das pessoas que você irá encontrar lá se tornarão seus melhores amigos. É muito comum sairem amizades para a vida toda desses encontros.
14. Melhora suas habilidades de escuta
Apesar de ser um pouco óbvio, tocar um instrumento requer que você aprenda a escutar muito bem as coisas. Você tem que aprender a se ouvir para perceber quando está tocando uma nota errada. Afinar um instrumento significar escutar e identificar se a nota que você está tocando está alta ou baixa. Quanto você está tocando em uma banda ou orquestra, você tem que escutar a banda, entender a parte da música que estão tocando e o que você tem que tocar naquele momento. Tocar um instrumento é garantia de que você terá que aprender a escutar melhor.
15. Te ensina a ter disciplina
Assim como foi mencionado antes, tocar um instrumento musical pode ser um desafio e tanto. Uma das qualidades que os músicos aprender é a ter disciplina. Treinar o tempo todo nas piores partes das músicas requer disciplina. Os melhores músicos do mundo são mestres na disciplina, por isso eles têm tanto sucesso em seus instrumentos.
16. Aumenta sua habilidade de falar e performar em público
Um dos objetivos de tanto treinar é para que você possa fazer uma performance na frente de outras pessoas. Quanto mais você tocar na frente de outras pessoas, menos você terá medo de subir no palco. Tocar em uma banda ou orquestra te ajuda com isso, pois você não está lá sozinho. Além disso, se você praticou e treinou o suficiente, será bem mais fácil subir naquele palco.
17. Melhora sua respiração
Se você tem um bom professor, você deve escutar ele te pedir toda hora para prestar atenção em sua respiração. Tomar ar é um dos componentes chave para poder fazer uma boa música. Para poder tocar uma música da forma correta, você precisa respirar pausadamente e de forma cadenciada.
18. Faz com que você seja mais feliz e com que você passe essa felicidade para os outros
Tocar um instrumento musical pode ser uma das melhores experiências da sua vida. Tocar uma música que você gosta muito é uma sensação muito boa. Fazer uma performance muito boa e escutar os aplausos da platéia uma sensação ainda mais emocionante. É muito gratificante você tocar um instrumento e ver que as pessoas que estão escutando estão curtindo.
Como você pode ver, tocar um instrumento musical tem muitos benefícios, e tomara que esse texto te anime a pegar o seu instrumento e não largar nunca mais. Sempre que você tiver algum obstaculo na música, volte a esse texto e lembre-se dos tantos benefícios que ele pode te trazer, lembre-se das razões pelas quais você ama tocar. Por último, uma frase do saxofonista de jazz Charlie Parker “A música vem da sua própria experiência, dos seus pensamentos, da sua sabedoria. Se você não viver, a música não sairá sozinha do seu sax.”
FONTE: Blog do Music Jungle
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
Informações do Curso
As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
Informações do Curso
As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
Informações do Curso
O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
Informações do Curso
O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
Informações do Curso