A Musicalização Infantil promove o contato da criança com o mundo musical, oferecendo atividades de exploração, sensibilidade e vivências sonoras. Este é o primeiro contato com o ensino da música, e com ele pretende-se despertar a musicalidade, através de estímulos com movimento corporal, de canções, jogos e brincadeiras e principalmente, experimentando vários instrumentos musicais e objetos sonoros.
CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL:
Desperta a sensibilidade musical.
Ao entrar em contato com a música, a criança desenvolve a sensibilidade musical, e isso a faz distinguir timbres, intensidades e alturas diferentes, ritmo. Ela começa a ter a noção de pulso musical, e isso tudo favorece e a estimula a ter uma sensibilidade musical aguçada.
Promove o prazer através do fazer musical.
Tocar um instrumento ou até mesmo ouvir uma música (como forma de apreciação) libera endorfina no cérebro, um hormônio responsável pelo bem-estar, dessa forma ao estar envolvida com música a criança se sente bem, e isso não apenas quando está na aula como também no dia a dia.
Desenvolve a coordenação motora.
Uma das atividades mais comuns que o educador musical propõe é pedir para a criança que o acompanhe numa música com um instrumento de percussão, onde o professor a ensinará a bater o pulso da música. Mesmo não sabendo o que é ritmo ou pulso, a criança ao imitar o professor fará isso de forma intuitiva. Quando isso é repetido em muitas aulas, a criança começa a identificar o pulso de qualquer música sem dificuldade, e isso auxilia muito a coordenação motora. Fora isso também tem o fato de que ela tocará um instrumento de percussão, e para isso é necessário ter agilidade e movimentação de pulso, o que é aperfeiçoado em cada aula. Tudo isso promove muito o desenvolvimento da coordenação motora.
Estimula a memória.
Há muitos estudos que indicam que a música estimula a memória, e isso no desenvolvimento infantil é de grande importância. Ao tocar músicas nas aulas, e fazer padrões rítmicos ou melódicos, sinapses são criadas e uma grande “rede neural” é construída. Sempre que essas músicas ou atividades são repetidas, essa “rede” fica mais forte. Como a música compartilha de vários domínios cognitivos dos dois lados do cérebro, as sinapses criadas são muito mais resistentes e é isso o que faz a música ser tão estimulante para a memória.
Desenvolve a concentração.
Ao mesmo tempo que a música promove o prazer, bem-estar e a criatividade, ela também promove a concentração pois para que uma música seja bem executada é necessário que a atenção esteja totalmente voltada para a tarefa que estiver executando. Isso estimula a criança a adquirir maior nível de concentração e atenção até mesmo para as tarefas do dia a dia.
Enriquece o repertório musical: gêneros musicais, estilos, música de outras culturas e etnias.
Na aula de musicalização a criança acaba sendo inserida num universo cultural muito diverso, com músicas folclóricas, músicas de outros Países, além de toda a riqueza dos gêneros musicais que o professor explora com a criança.
Estimula a afinação vocal.
Como a música estimula e ajuda no desenvolvimento da sensibilidade musical, naturalmente ela auxilia também na afinação da criança, que já estará acostumada a reconhecer alturas (grave a agudo) das notas. Nas aulas de musicalização o professor está sempre estimulando a criança a cantar as músicas em que são feitas as atividades, e isso faz com que a criança tenha muito mais facilidade na hora de afinar para cantar bem uma música. Isso é bem notável em adultos que tiveram contato com música desde muito cedo.
Auxilia na aquisição da fala.
A aquisição da fala e o desenvolvimento musical compartilham de vários domínios cognitivos, isso faz com que uma auxilie no desenvolvimento e aquisição da outra. Além dos estímulos cognitivos que a criança tem, como o raciocínio rápido por exemplo, e a memorização, a criança ao ouvir repetidas vezes uma música e ao ser estimulada a cantar junto, acaba tendo um estímulo muito maior na aquisição da fala.
Possibilita ter equilíbrio emocional, disciplina pessoal e destreza de raciocínio.
Todos esses benefícios citados acabam por consequência dando à criança um maior equilíbrio emocional fazendo com que ela consiga distinguir com mais precisão o que está sentindo e como lidar com aquele sentimento. Tudo isso gera uma disciplina pessoal muito grande, além do raciocínio lógico ficar muito mais aguçado.
Para concluir, podemos dizer com toda a certeza de que a musicalização infantil é muito benéfica para a criança, estimula e desenvolve várias partes do cérebro, como citamos acima, e isso ajuda bastante na autoestima e na autonomia da criança.
Escrito pelas Professoras Aline Vicenti e Hérica Uhlmann
Mente Musical Escola de Música
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
Informações do Curso
As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
Informações do Curso
As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
Informações do Curso
O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
Informações do Curso
O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
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