Ainda na barriga, entre o 3º e o 5º mês de gestação, o bebê completa a formação de seu primeiro sentido: a audição. Assim, ele já começa a identificar sons, com destaque especial para a voz e as batidas do coração da mãe. Quando nasce, as cantigas de ninar e de acalento vão embalar muitos de seus sonos, curar alguns choros, provocar risos, estreitar conexões e introduzi-lo no universo da linguagem e dos símbolos.
“A audição é o sentido mais aguçado da criança. O autor colombiano Evélio Cabrejo-Parra, especialista em leitura na primeira infância, costuma dizer que o bebê é um músico por excelência”, conta Diogo Borges, professor de oficina criativa na Escola de Música e Cidadania e que há dez anos trabalha com música, leitura e contação de histórias para a primeira infância.
Com seus alunos, o professor trabalha a música como um meio de se conectar com o próprio corpo. “Ela nos coloca em contato com o ritmo do nosso corpo, dá o tom da respiração. Com o passar do tempo, vamos perdendo essa conexão, a escuta fica desatenta e preguiçosa, por isso a musicalização é tão importante”, explica Diogo. Como recurso pedagógico, a musicalização – processo de construção do conhecimento musical – é uma forma potente de promover a formação integral do ser.
Mais do que ensinar um instrumento, a musicalização para crianças cumpre outras funções, como explica o professor de violino Ezequiel Sieba: “A gente desenvolve uma habilidade que é tocar o instrumento violino, mas antes disso a gente tem todo um trabalho de fazer criança entender o que é música, vivenciar música com o corpo e que essa música faça sentido na vida dela”.
A música é uma das formas mais completas e acessíveis de arte. Ela não precisa ter função útil para enriquecer quem a escuta. No entanto, aprender o dó-ré-mi pode ser um ótimo recurso pedagógico, já que traz alguns benefícios comprovados pela ciência e por especialistas. Confira cinco deles a seguir:
Mais autonomia e criatividade
Dê um objeto sonoro na mão de uma criança e você vai ver como logo ela se engaja na exploração de ritmos. Entendendo a importância da descoberta dos sons cotidianos e da invenção de instrumentos como expressão e exercício da imaginação, a Prefeitura de São Paulo promoveu, entre 2013 e 2016, a implementação dos chamados Parques Sonoros em 130 Escolas de Educação Infantil da cidade.
Eles nada mais são do que um espaço físico (ou vários) onde panelas, canos, gravetos, garrafas pet e outros objetos do cotidiano são combinados pelas crianças de forma lúdica. Durante as brincadeiras, elas assumem o protagonismo e se engajam em experiências sensoriais de exploração livre de som, ritmo e melodia. A Secretaria Municipal da Educação relatou os resultados do projeto em um documento disponível para download.
Cérebro turbinado
Um estudo publicado recentemente feito pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, apontou que crianças que iniciam o processo de musicalização na infância apresentam melhora substancial em habilidades cognitivas, como raciocínio linguístico, memória de longo prazo, concentração, capacidade de organização e planejamento. Todas características que, lá na frente, favorecem o desempenho acadêmico.
Os pesquisadores conduziram o estudo com 147 crianças de diferentes escolas de educação infantil, que receberam um conteúdo musical teórico e prático desenvolvimento pelo Ministério de Pesquisa e Educação da Holanda, em parceria com um centro especializado em educação artística. Após dois anos e meio, a performance acadêmica e as habilidades cognitivas de quem participou das aulas extras foram superiores às de crianças que, durante o mesmo período, não tiveram contato com o material.
Aumento da percepção corporal e rítmica
Independentemente do instrumento, a musicalização envolve o trabalho com ritmo, compasso e tempo. O exercício dessas habilidades está ligado à inteligência espacial e temporal, explica a psicopedagoga Quézia Bombonatto, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Com o ritmo, as crianças movimentam o corpo, desenvolvem a percepção espacial, a coordenação motora e a psicomotricidade.
“A compreensão teórica da música, com a distinção entre os diferentes sons de instrumentos e notas, pode ajudar as crianças a visualizarem vários elementos que devem estar juntos, como elas fariam quando resolvem um problema de matemática, por exemplo,” diz Quézia. E os benefícios acontecem até mesmo se o único instrumento trabalhado for a voz. “Para cantar, é preciso memorizar uma sequência de letras e ritmos, o que enriquece o vocabulário e exercita a memória”, ressalta a especialista.
Sociabilização
As aulas de música em grupo fazem com que as crianças busquem a harmonização sonora. Assim, abusam da escuta e aprendem a entender e respeitar o tempo e o espaço do outro. “Além de ser uma atividade que promove conexão, ela ajuda a criança a ter maior noção de grupo e do meio em que está inserida. Para os mais novinhos, pode ser uma primeira forma de se perceber como parte de uma sociedade”, analisa Quézia.
Na escola, o professor pode se valer disso para ressaltar a importância do trabalho em grupo para um bom resultado final, que geralmente vem em forma de apresentações musicais para os pais. Durante os ensaios, o convívio e o respeito ao outro emergem facilmente, assim como a autoestima de se sentir capaz e pertencente a um grupo.
Ampliação do repertório de mundo
É através da linguagem que o ser humano adentra o universo simbólico e cultural. A música é uma forma de linguagem poderosa e serve como uma espécie de mediadora entre os seres humanos e as coisas concretas do mundo.
“Quando mais cedo a música tiver envolvida nessa trama de significados que a criança adquire, mais possibilidades de sentidos, de criação e inovação essa criança vai ter. Assim, ela desenvolve novas e mais complexas formas de olhar para o mundo e para a sociedade, explica Jorge Schroeder, músico e pesquisador de música e educação no Instituto de Artes da Unicamp.
Artigo extraído do site: http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/cinco-beneficios-da-educacao-musical-para-criancas/
Serviço
A Mente Musical oferece o Curso de Musicalização para crianças. Nossas aulas são individuais e com duração de 50 minutos. Horários pela parte da manhã e tarde.
Venha fazer um aula experimental!
O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII. Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.
Este curso trabalha os assuntos exigidos na Prova de Habilidades Específicas do Vestibular de Música da UFPR e UNESPAR.
Os tópicos abordados são: Percepção Musical, Teoria Musical, Conhecimentos Gerais em Música e Prática Musical.
Informações do Curso
Nas aulas de Musicalização Infantil desenvolvemos atividades lúdicas, para que a criança tenha seus primeiros contatos estimulantes e agradáveis com a música, contribuindo nos aspectos cognitivo, psico-emocional, corporal e social do desenvolvimento da criança. São utilizados instrumentos musicais, brinquedos sonoros, fantoches, jogos, Cd’s e um amplo repertório de canções, para que a criança descubra e desenvolva sua musicalidade e sensibilidade.
Clique para assistir o vídeo da aula.
Informações do Curso
A arte de cantar é muito mais profunda do que imaginamos. Aqui aprenderemos que o autoconhecimento de quem somos também nos ajudará a encontrar o cantor ou cantora que existe em nós. Além de exercícios e técnicas específicas para a voz, a percepção auditiva, a consciência corporal e emocional serão fatores em nosso curso.
Por falar em consciência emocional, tenho quase a certeza de que você ainda possui algum tipo de insegurança ao cantar. Pode ser o medo, a vergonha, o nervosismo, ou talvez você seja uma pessoa muito sortuda que não sente nenhum tipo de insegurança e canta com muita tranquilidade e se sente “em casa” fazendo isso. Qual é sua relação emocional com o canto?
Ao longo das aulas aprenderemos a fazer uma auto-observação para controlar emoções e para que conheçamos essas possíveis limitações com a finalidade de vencê-las ou de usá-las em nosso favor.
Informações do Curso
As aulas de teclado são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. O repertório musical é ensinado e praticado junto com os recursos tecnológicos de cada teclado e, suas formas de utilização são exploradas durante as aulas e o processo de aprendizagem. Aprender a tocar teclado é sempre um atrativo porque seus recursos, sons e ritmos estimulam o aprendiz a ter autonomia e criatividade sendo um solista.
Informações do Curso
As aulas de piano são ministradas integrando teoria musical, técnica de execução e prática instrumental. São utilizados livros e métodos para iniciação ou aprimoramento da interpretação e desempenho do aluno. A leitura natural de partitura aliada à agilidade técnica proporciona qualidade de execução e criatividade. Para alunos iniciantes, as aulas são acompanhadas com instrumentos de musicalização com o objetivo de estimular ritmo, harmonia, percepção, concentração, escuta e criação.
Informações do Curso
As aulas de bateria são administradas com o objetivo de aprimorar a criatividade e o improviso ajudando o aluno a encontrar sua identidade no instrumento. As aulas englobam a percepção do tempo com o uso do metrônomo, técnicas de baqueta e pedal, desenvolvimento da memória muscular através do estudo e da repetição de rudimentos e de vários ritmos (grooves) e viradas, teoria musical do instrumento e leitura de partituras. Tudo isso aplicado em músicas escolhidas pelo aluno, podendo abranger o rock clássico, o moderno, sertanejo, pop, gospel e etc.
Nossa estrutura conta com sala acusticamente isolada e tratada, duas baterias dentro da sala e equipamentos de áudio para um excelente aproveitamento dos assuntos estudados.
Informações do Curso
O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de o “rei dos instrumentos”.
De fato, a história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É bem provável que o mesmo tenha surgido como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.
Contudo, podemos dizer que as origens do violino nos levam para uma época muito mais antiga, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês são criados. Estes foram base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.
Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.
Fonte: https://www.historiadetudo.com/violino
Informações do Curso
O curso de baixo engloba Teoria Musical, Técnica da mão-direita e mão-esquerda, Músicas, Ritmos e Leitura de tablatura e cifra, sem esquecer a sua função de acompanhamento. O repertório é escolhido pelo aluno, levando em conta seu conhecimento sobre o instrumento.
Informações do Curso
No curso de Ukulele o aluno aprende a desenvolver a técnica necessária para o domínio do instrumento. O enfoque do curso consiste especialmente em fazer o aluno tocar músicas que gosta, aprender harmonia e noções rítmicas.
Temos material didático próprio que usamos de base para todos os alunos, entretanto, o professor procura conhecer o gosto musical de cada aluno, priorizando as músicas que o aluno gostaria de aprender.
Informações do Curso
O Curso de Guitarra engloba elementos importantes e fundamentais para o domínio deste instrumento, independente de qual seja o seu estilo de música, você vai aprender as ferramentas para alcançar os melhores resultados em suas músicas e solos preferidos.
O que você aprende em nossas aulas:
Técnica, Repertório, Harmonia, Improvisação e Teoria Musical.
Todos os conteúdos estudados são trabalhados ao máximo durante as aulas, garantindo assim que o aluno tenha um desenvolvimento real do que está aprendendo.
Como material principal utilizamos a nossa Apostila de Guitarra desenvolvida pela própria escola, além disso também são utilizados softwares de música, vídeos e backing tracks.
Informações do Curso
Este curso trabalha tanto música popular, quanto erudita, ficando a critério do aluno fazer a opção.
O Curso de Violão é direcionado para o estudo de Acordes, Cifras, Harmonia, Técnicas de Mão-Direita, Mão-Esquerda e Ritmos. O Repertório (Músicas) é escolhido pelo aluno juntamente com o professor, levando sempre em consideração o nível que o estudante apresenta e visando também oferecer novos desafios para um constante desenvolvimento.
A Apostila do curso de violão é dividida por níveis e nela encontramos Exercícios, Teoria Musical e Tablaturas em branco para a escrita de músicas.
O Curso de Violão Erudito é fundamentado tecnicamente nas apostilas de Abel Carlevaro e estudos para violão de Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Léo Brower entre outros. As obras estudadas abrangem todos os períodos da História da Música assim como os compositores de maior relevância em cada período.
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